Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir pro rodapé

Pesquisa Científica

v. 25 n. 73 (2016): ROBRAC

Efeito citotóxico de géis clareadores com diferentes concentrações de peróxido de hidrogênio aplicados diretamente sobre a dentina

DOI
https://doi.org/10.36065/robrac.v25i73.1078
Enviado
August 10, 2016
Publicado
August 10, 2016

Resumo

Objetivo: Avaliar os efeitos citotóxicos de agentes clareadores com diferentes concentrações de PH sobre células odontoblastóides, quando aplicados diretamente sobre a superfície de dentina humana. Material e método: Cinquenta discos de dentina (0,5 mm de espessura) foram adaptados em câmaras pulpares artificiais (CPAs) e células MDPC-23 foram semeadas na superfície pulpar dos discos. Cinco grupos (n=10) foram estabelecidos: G1: 7,5% PH; G2: 20% PH; G3: 35% PH; G4: gel sem PH; G5: DMEN (controle). Os produtos foram aplicados na superfície oclusal dos discos por 2x de 15 minutos. A viabilidade (ensaio de MTT) e a morfologia celular (MEV) foram avaliadas imediatamente após o clareamento. Os dados de viabilidade celular foram submetidos ao teste de Kruskal-Wallis e Mann-Whitney (α=0,05). Resultados: Redução significante na viabilidade celular em relação ao controle (G5) foi observada para todas as concentrações de PH (p<0,05), associada a intensas alterações na morfologia celular. Entretanto, nenhuma diferença significante foi observada entre as três concentrações de PH. Também, não houve diferença estatística entre o grupo controle e o grupo gel sem PH (G5 e G4). Conclusão: Todas as concentrações de PH causaram efeitos citotóxicos de severos sobre as células MDPC-23, quando aplicados diretamente sobre a dentina. Entretanto, a intensidade do efeito tóxico não foi influenciada pela concentração de PH no agente clareador. Relevância clínica: Apesar das limitações deste estudo in vitro, os resultados indicam que o clareamento dental não deve ser realizado diretamente em áreas com exposição da dentina.

 

Descritores: Clareamento dental; Citotoxicidade; Dentina; Odontoblastos; Permeabilidade dentinária; Peróxido de hidrogênio.