Cirurgia plástica periodontal para correção de sorriso gengival associada a restaurações em resina composta: Relato de caso clínico.

Silas Junior Boaventura Sousa, Denildo Magalhães, Giselle Rodrigues Silva, Carlos José Soares, Priscilla Ferreira Barbosa Soares, Paulo César Freitas Santos-Filho

Resumo


O objetivo deste relato de caso clínico é descrever uma cirurgia periodontal para correção de sorriso gengival e ajuste cosmético associado a restaurações estéticas diretas em resina composta. Paciente do gênero feminino insatisfeita com seu sorriso apresentou ao exame clínico irregularidades no contorno gengival, coroas clínicas curtas nos dentes anteriores, presença de restaurações classe III esteticamente insatisfatórias e giroversão no canino. Foi realizada cirurgia de gengivectomia de bisel interno, proporcionando equilíbrio estético entre as estruturas faciais e dento gengivais. Após três meses da cirurgia a terapia cosmética foi realizada para corrigir a giroversão do canino, possibilitando o melhor alinhamento dental, e substituição das restaurações estéticas anteriores em resina composta. A interação entre a Periodontia e a Dentística mostrou-se essencial para viabilizar a previsível reabilitação estética e funcional, possibilitando atender as expectativas da paciente e proporcionar longevidade.


Texto completo:

PDF