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Pesquisa Científica

v. 31 n. 90 (2022): Robrac

Conhecimento e práticas sobre saúde bucal de professores de escolares com deficiência intelectual

  • Bruna Ackerman Schardong
  • Alexandre Baumgarten
  • Juliana Balbinot Hilgert
  • Barbara Niegia Garcia de Goulart
  • Lina Naomi Hashizume+
DOI
https://doi.org/10.36065/robrac.v31i90.1544
Enviado
junho 11, 2021
Publicado
dezembro 1, 2022

Resumo

Objetivo: Avaliar o conhecimento e as práticas sobre saúde bucal de professores de escolares com deficiência intelectual. Materiais e métodos: Participaram 67 professores de seis escolas de educação especializada à pessoa com deficiência intelectual. Os professores responderam um questionário semiestruturado que abordava os seguintes temas: perfil do profissional, práticas alimentares dos escolares, práticas de higiene bucal e infraestrutura da escola, e aspectos referentes ao desenvolvimento dos conteúdos de saúde bucal aos escolares. Resultados: Os participantes relataram falta de infraestrutura no ambiente escolar para a realização da higiene bucal, apesar de a dificuldade metodológica encontrada por eles na transmissão deste conteúdo para os escolares. Conclusões: Os professores de escolares com deficiência intelectual apresentaram falta do apoio de um cirurgião-dentista para orientar na elaboração das atividades sobre saúde bucal aos alunos, bem como descreveram uma infraestrutura deficitária na prática de higiene bucal.