Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir pro rodapé

Relato de Caso

v. 20 n. 53 (2011): ROBRAC

Detecção de fratura longitudinal por meio de tomografia computadorizada cone beam: relato de dois casos clínicos

DOI
https://doi.org/10.36065/robrac.v20i53.514
Enviado
January 29, 2011
Publicado
June 1, 2011

Resumo

 

Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância do uso de técnicas avançadas por imagem, para diagnóstico preciso de fratura radicular longitudinal. A tomografia computadorizada por feixe cônico através de reconstruções em terceira dimensão e visualização da região de interesse nos planos axial, sagital e coronal, veio revolucionar o diagnóstico por imagem fornecendo acurácia e precisão.

Relato dos casos clínicos: O diagnóstico de fraturas radiculares longitudinais por meio da tomografia computadorizada por feixe cônico será descrito através de dois casos clínicos. Em ambos os casos, os pacientes foram encaminhados a centro de diagnóstico devido sintomatologia dolorosa e a fratura foi detectada.

Conclusão: O diagnóstico de fratura radicular é muito difícil. O cirurgião dentista deve realizar um exame clínico minucioso e lançar mão das novas tecnologias de diagnóstico por imagem, como a tomografia computadorizada por feixe cônico, para que seja feito um planejamento adequado e que o paciente tenha um bom prognóstico.

 PALVAVRAS-CHAVE: Fraturas dos dentes, diagnóstico, Tomografia Computadorizada por raios X.