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Pesquisa Científica

v. 23 n. 66 (2014): ROBRAC

Avaliação da qualidade do atendimento oferecido na Clinica Integrada da Universidade Federal de Uberlândia

Enviado
setembro 30, 2014
Publicado
outubro 31, 2014

Resumo

Objetivo: Verificar a qualidade da atenção à saúde bucal oferecida na disciplina de clínica integrada do curso de Odontologia, por meio da avaliação da satisfação dos pacientes. Metodologia: Este trabalho foi realizado nas Clínicas Integradas do curso de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia, na sala de espera do 5º ao 8º período. O trabalho foi caracterizado como um estudo qualiquantitativo. Preliminarmente para ajustar o instrumento de coleta foi realizado um piloto junto a 30 pacientes. Nesta avaliação, observarmos as sugestões à sua elaboração e conhecimento dos termos utilizados. Foi utilizada uma amostra aleatória de 138 pacientes (n=138). Para cálculo da amostra foi utilizado um nível de confiança de 95% e erro amostral de 0,05. A técnica de amostragem utilizada foi amostra aleatória simples. Trata-se de um estudo transversal cujo desfecho é avaliar a satisfação do paciente. Resultados: Em sua maioria, constituído por pacientes do gênero feminino (92,43%) e tinham entre 35 e 49 anos (36,23%). O motivo principal por ter procurado o atendimento foi motivo financeiro (51,44%). Foram analisados os seguintes fatores: acesso ao tratamento/prontuário, portaria/recepção, organização do hospital, secretária da clínica, atendimento prestado pelo aluno e professor. Em todas analises foram encontrados resultados representados em sua maioria por satisfeitos e muito satisfeitos. Conclusão: Notou-se a importância da avaliação dos serviços prestados em Clínicas Integradas nas Faculdades de Odontologia, pois estes servem de auxílio para melhorar o atendimento e o ensino nestas instituições. As insatisfações serão encaminhadas para os responsáveis, para que possam ser melhoradas e sanadas.