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Pesquisa Científica

v. 24 n. 69 (2015): ROBRAC

Avulsão dentária: efeito da informação na mudança de comportamento dos professores do ensino fundamental

DOI
https://doi.org/10.36065/robrac.v24i69.915
Enviado
dezembro 3, 2014
Publicado
agosto 3, 2015

Resumo

Objetivo: O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito da informação na mudança de comportamento de professores do ensino fundamental com relação à conduta emergencial da avulsão na dentição permanente. Métodos: Questionário contendo 11 questões acerca do tema proposto foi aplicado a 90 professores de 10 escolas do ensino fundamental da rede pública, da cidade de João Pessoa-PB. Após o recebimento dos mesmos, devidamente preenchidos, realizou-se uma palestra informativa sobre o assunto, sendo o questionário reaplicado após 30 dias. Os dados coletados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial bivariada. Resultados: Sobre avulsão dentária, 69% dos professores desconheciam o assunto, no entanto, houve aumento significativo da resposta “sim”, quando comparadas às respostas de antes (16,7%) e após a palestra (100%). Antes da palestra, apenas 2,8% e 13,3% transportariam o dente avulsionado no leite e na saliva, respectivamente. Houve mudança significativa dessas respostas após a palestra (p<0,05). Sobre possibilidade de reimplante do dente avulsionado, a alternativa “sim” majorou de 27,7% para 72,3% e a resposta “talvez” reduziu de 75,6% para 24,4% (p<0,001). Observou-se uma mudança no nível de conhecimento dos professores no que diz respeito ao conceito de avulsão dentária para 100% dos casos, após 30 dias. Conclusão: O nível inicial de conhecimento sobre avulsão dentária foi relativamente baixo, porém, após a palestra, verificou-se mudança no perfil de informação dos professores.